Como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista

Já fez o cadastro, pede sempre o CPF na hora da compra, mas ainda não sabe como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista? Pois fique sabendo que então você está no lugar certo. Afinal de contas, este artigo foi criado com o principal objetivo de te ensinar a como consultar esse saldo. Portanto, preste bastante a atenção, certo?

Além disso, é claro, será possível entender melhor também a respeito de como se dá o funcionamento desse programa e quais as principais vantagens de pedir a Nota Fiscal Paulista na hora da compra.

Apenas não se esqueça de que esse programa, criado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo, tem como principal objetivo estimular que os consumidores solicitem sempre a nota fiscal, a fim de evitar ao máximo a sonegação de impostos. Acompanhe todo este conteúdo e entenda, principalmente, como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista.

Como funciona a Nota Fiscal Paulista

Algo que muitas pessoas têm dúvidas é se é preciso fazer o cadastro antes de começar a solicitar a Nota Fiscal Paulista nos estabelecimentos. A resposta é não. O cadastro é apenas necessário para consultar o saldo, algo que você vai aprender logo abaixo, e para utilizar os créditos disponíveis, ou seja, para abater no valor do IPVA ou para transferir eles para uma conta corrente ou poupança.

Para começar a usufruir do programa, basta informar o CPF ou o CNPJ da empresa no momento da compra de qualquer produto ou serviço. Feito isso, um valor de até 20% da quantia que você pagou de ICMS pode voltar para você. No entanto, a única questão é que para ver tudo isso é necessário fazer um cadastro.

Para quem ainda não tem, é só entrar nesse site https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f e selecionar a opção “cadastro pessoa física” ou “cadastro pessoa jurídica”. Feito isso, o próprio sistema já irá te redirecionar para uma nova página. Pode ficar tranquilo que todo o procedimento é bastante intuitivo, portanto é muito difícil ter dúvidas.

Apenas não deixe de conferir se todas as informações fornecidas estão corretas. Isso porque se houver algo errado o cadastro pode ser negado.

Por que pedir Nota Fiscal Paulista?

Mas, afinal, por que uma pessoa deve pedir Nota Fiscal Paulista? A resposta é simples: porque é um direito seu e fazendo isso é possível receber parte daquilo que foi pago em impostos de volta. Por meio de uma compra é possível desfrutar de vários benefícios. Isso, é claro, se for fornecido o CPF ou o CNPJ no momento do pagamento. Confira a seguir alguns dos principais benefícios de pedir Nota Fiscal Paulista:

  • Conseguir descontos reais no valor do IPVA do próximo ano;
  • Ser possível fazer a transferência dos créditos para uma conta corrente ou poupança, desde que ela esteja no mesmo nome CPF cadastrado no programa;
  • Participar de sorteios. Sim, ao acumular R$ 100 em créditos é possível participar de sorteios por meio desse programa.

É claro que, para ter acesso a tudo isso, é necessário saber como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista, certo? Se essa for a sua grande dúvida, confira abaixo um passo a passo completo sobre o assunto.

Passo a passo de como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista

Depois de já ter feito o cadastro, é hora de aprender como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista. Afinal, dessa forma é possível estar sempre por dentro de todos os créditos disponíveis. Apenas não se esqueça de que é necessário esperar pelo menos 5 dias para conseguir consultar uma compra feita hoje, por exemplo.

De nada vai adiantar acabar de fazer a compra e já abrir o site do sistema para ver se os créditos aumentaram, certo? Todos os estabelecimentos possuem um prazo para deixar tudo em dia. Portanto, não tenha pressa. Veja agora como fazer a consulta do saldo da Nota Fiscal Paulista. Fique bastante atento e não encontre nenhum problema na hora de fazer isso.

  1. Entre no site da Secretaria da Fazenda (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/) e depois selecione a opção “acesso ao sistema”;
  2. Feito isso, o próprio site já vai te redirecionar para uma nova página. Aqui, coloque os seus dados fornecidos na hora do cadastro, ou seja, CPF ou CNPJ e a senha e clique em “acessar”;
  3. Depois, o próximo passo é selecionar o período de emissão dos créditos desejados. Após isso basta clicar em “consultar”;
  4. Pronto, agora já é possível conferir a quantidade de créditos acumulada durante determinado período escolhido anteriormente.

Algumas coisas são importantes na hora de fazer a consulta do saldo da Nota Fiscal Paulista. Por exemplo, o mês de cálculo se refere ao mês do valor acumulado, o mês da liberação é a data na qual será possível fazer a transferência do dinheiro para alguma conta e o valor é a quantidade que todas as suas notas fiscais renderam de crédito.

Tudo é realmente bastante simples, ainda mais com esse passo a passo agora. Lembre-se de que uma pequena mudança no seu dia, ou seja, começar a solicitar o CPF na nota, pode te garantir descontos e créditos. Caso queira, também dá para consultar a data de emissão, o CNPJ, os valores e muitas outras informações a respeito do estabelecimento no qual fez alguma compra.

Pode-se dizer, portanto, que a Nota Fiscal Paulista, algo que foi criado para diminuir a incidência de sonegação fiscal, hoje é um programa capaz de beneficiar e muito todos os cidadãos do estado de São Paulo. Afinal, pagar imposto todo mundo paga, então nada melhor do que conseguir uma parte do dinheiro de volta, não é mesmo?

Conclusão

Agora que já sabe como consultar o saldo da Nota Fiscal Paulista e como aproveitar esses créditos, não deixe mais de pedir o CPF na nota, certo? Na maioria das vezes o próprio atendente irá perguntar, mas caso ele esqueça é o seu direito pedir. Além disso, todo mês faça o acompanhamento dos seus créditos e fique atento a quando será possível utilizar eles de alguma forma.