Como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista

Você mora no estado de São Paulo? Então é muito provável que já saiba sobre a existência da Nota Fiscal Paulista, não é mesmo? Isso porque é muito comum, na hora de pagar qualquer compra, que o atendente pergunte “quer CPF na nota?” ou “quer Nota Fiscal Paulista?”. Mas, além de fazer o cadastro no programa, como é possível consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista?

Se essa for a sua maior dúvida, pode ficar tranquilo. Neste artigo, além de conferir um passo a passo completo de como fazer essa consulta dos créditos da Nota Fiscal Paulista, também vai entender de que forma se cadastrar no programa, além de outras informações também importantes.

É válido mencionar antes de qualquer coisa que esse programa foi criado pelo governo do estado de São Paulo com o intuito de prevenir ao máximo a sonegação de impostos. Os cidadãos, ao fornecerem o CPF na hora de qualquer compra, podem receber até 20% do valor pago de ICMS de volta. Ou seja, é realmente algo muito bom para incentivar as pessoas a pedirem nota fiscal.

Não importa se for uma compra em supermercado, na farmácia, em lojas de roupas ou em restaurantes, por exemplo, é direito de qualquer pessoa pedir o “CPF na nota” onde quiser. Os créditos obtidos por meio desse programa podem ser utilizados de algumas formas diferentes, seja para abater no valor final do IPVA ou para transferir para alguma conta, tanto corrente quanto poupança.

Além disso, também é possível até mesmo participar de sorteios. É claro que para tudo isso antes é necessário entender como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Sendo assim, continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

Como fazer o cadastro na Nota Fiscal Paulista

Antes de realmente entender como fazer o cadastro no programa, é muito importante lembrar que uma pessoa não precisa ser cadastrada para começar a receber os créditos. O cadastro é necessário para fazer a consulta e a utilização deles. No entanto, caso não consiga fazer o cadastro ainda, fique sabendo que já pode começar a solicitar a nota fiscal com CPF no momento das compras, certo?

A única questão é não se esquecer de utilizar o mesmo CPF para fazer o cadastro posteriormente. Caso já tenha um tempo livre, não custa nada já fazer o cadastro para ficar tudo em ordem no programa. Para isso, basta entrar no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/) eclicar em “acesso ao sistema”. Feito isso, o site já irá te redirecionar para uma nova página.

Nela, será necessário selecionar na aba “novos cadastros”, “cadastro pessoa física” ou “cadastro pessoa jurídica”. Sim, as empresas, por meio do CNPJ, também podem usufruir dos benefícios do programa. Selecionou o desejado? Então insira as informações solicitadas: CPF ou CNPJ, data de nascimento, nome completo da mãe e a imagem de segurança.

Depois de preencher tudo, não se esqueça de conferir se todas as informações estão corretas. Isso porque se tiver algum erro o cadastro pode não ser aceito pelo sistema. Conferiu? Então o próximo passo é clicar em “avançar” e continuar seguindo as etapas indicadas pelo próprio site, tudo é bastante autoexplicativo.

Passo a passo de como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista

Pronto, depois de fazer o cadastro é possível fazer a consulta dos créditos da Nota Fiscal Paulista. Para isso, veja logo abaixo um passo a passo completo. Fique bastante atento para não cometer nenhum erro durante o processo, certo? Não se esqueça de que só dessa forma é possível utilizar esses créditos também. Antes da consulta, não dá para saber se já dá para fazer uma transferência ou para participar de sorteios, por exemplo.

Acompanhe o passo a passo:

Passo 1: Entre no site da Secretaria da Fazenda

Para começar, é necessário entrar no mesmo site do cadastro, o qual já foi indicado anteriormente. Depois disso, selecione “acesso ao sistema”, isso está localizado no menu no canto esquerdo da tela.

Passo 2: Clique em “consumidor”

Aquela mesma tela do cadastro será aberta, mas agora, ao invés de clicar em “novos cadastros”, você precisa clicar em “consumidor”. Essa opção é a segunda entre todas as oferecidas.

Passo 3: Coloque seus dados

Agora é preciso colocar o CPF ou o CNPJ que foram informados na hora do cadastro e colocar a senha. O próximo passo é clicar em “acessar”.

Passo 4: Selecione “consultar”

Logo depois de completar o passo anterior, o site irá te redirecionar para uma nova página. Aqui é hora de encontrar a opção “consultar” e clicar sobre ela. Depois, já clique em “documentos fiscais”.

Passo 5: Escolha o semestre desejado

O próprio sistema do programa já irá mostrar algumas opções de semestre para fazer a consulta de créditos da Nota Fiscal Paulista. Dessa forma, basta clicar naquele que deseja. Também é possível escolher o seu próprio período, fica a sua escolha. O que importa é clicar em “consultar” logo depois.

Passo 6: Confira as informações

Pronto, nesta nova tela irá aparecer duas informações. A primeira delas é uma tabela com os créditos da Nota Fiscal Paulista que foram calculados, mas ainda não liberados. Ou seja, é um valor que você ainda vai receber e que, portanto, não pode utilizar no momento. Entretanto, a planilha indicará quando esses créditos poderão ser usados.

A segunda informação, por sua vez, é uma tabela completa de todos os registros de créditos, a qual contém vários dados, inclusive os valores que você quer saber e outras informações a respeito de cada estabelecimento que as compras com CPF foram feitas.

Muito fácil fazer a consulta de créditos da Nota Fiscal Paulista, não é mesmo? A única questão importante é ficar de olho e saber diferenciar aqueles que podem ser usados e aqueles que ainda não foram liberados.