Para quem não sabe, desde o final do ano de 2007 está em vigor um programa conhecido como Nota Fiscal Paulista. Criado pelo governo do estado de São Paulo, esse programa tem como principal objetivo ser um incentivo fiscal e evitar ao máximo casos de sonegação de impostos. Por meio dele é possível receber até 20% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de volta. Mas, então, como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista?
Se essa é sua principal dúvida pode ficar tranquilo, afinal não é o único. Muito pelo contrário, várias pessoas também não sabem ao certo como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista e como realmente funciona esse programa também. Diferente do que muitos pensam, por exemplo, para começar a solicitar Nota Fiscal Paulista nas compras não é necessário estar cadastrado no sistema.
Para isso, basta informar o CPF ou o CNPJ e pronto: os créditos já irão entrar para o número do documento fornecido. Apenas não se esqueça de na hora de fazer o cadastro colocar o mesmo CPF informado no momento das compras, certo? Por meio desse programa, o governo pretende que as pessoas comecem a ter o hábito de pedir nota fiscal no momento de qualquer compra.
Isso evita e muito a sonegação fiscal, além do comércio de produtos e mercadorias sem procedência ou piratas. Ou seja, é uma maneira muito eficaz de incentivar cada vez mais o desenvolvimento sustentável do comércio do país.
Para entender mais sobre esse programa e aprender como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista, é só continuar acompanhando este conteúdo até o final.
Mas, afinal, como funciona a Nota Fiscal Paulista?
Para começar a receber esse benefício, conforme já mencionado, não é necessário estar cadastrado no sistema. Apenas é preciso fornecer o CPF ou o CNPJ no momento de qualquer compra. No entanto, posteriormente, ou seja, para consultar o saldo e utilizar os créditos você precisa sim fazer um cadastro. A boa notícia é que é algo bastante simples de ser feito, além de rápido, é claro.
Entretanto, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas de como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista para conseguir usufruir de todas as coisas que o programa oferece. Logo abaixo você vai conferir um passo a passo completo de como fazer esse cadastro.
Contudo, caso ainda continue com alguma dúvida ou tenha algum problema, é válido ressaltar que é possível receber orientações direto da Secretaria da Fazenda de São Paulo, através do número 0800 170 110 ou, é claro, indo até uma subprefeitura para perguntar. De qualquer forma, é quase certo que esse passo a passo já vai conseguir te ajudar e muito ainda.
Passo a passo para fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista?
Nunca é demais lembrar que para começar a pedir Nota Fiscal Paulista não é preciso ter feito o cadastro antes, certo? Dessa forma, já é possível conseguir alguns créditos antes de conseguir ter um tempo para sentar e fazer com calma o cadastro. Mas, como fazer ele? Confira a seguir o passo a passo de como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista:
Passo 1: Entre no site
Para começar, é necessário acessar o site da Nota Fiscal Paulista. Na verdade, basta clicar nesse link: www.nfp.fazenda.sp.gov.br. Depois de acessar, selecione a opção “acesso ao sistema”
Passo 2: Clique em “novos cadastros”
Feito isso, o próximo passo é encontrar a opção “novos cadastros” e optar por pessoa jurídica ou pessoa física. Lembre-se de que as empresas também podem usufruir dos benefícios do programa.
Passo 3: Preencha as informações
Quando clicar em “novos cadastros”, o próprio site irá te redirecionar para uma página na qual será necessário preencher todos os dados corretamente. No final de tudo, confira para ver se tudo está realmente certo, afinal um pequeno erro pode fazer com que o cadastro não seja aceito pelo sistema.
Além disso, não se esqueça de inserir o e-mail que você utiliza com bastante frequência, a fim de prevenir futuros problemas, já que é por meio dele que você vai receber praticamente todos os informes do programa. Caso esqueça a senha cadastrada, é para esse e-mail também que o lembrete será mandado.
Passo 4: Fique de olho do Termômetro de Confiabilidade
Na parte de cima da tela, será possível encontrar algo chamado de “Termômetro de Confiabilidade”, ele é o responsável por indicar se o seu cadastro tem informações confiáveis e está completo. Para que um determinado cadastro seja aprovado, esse termômetro precisa estar, no mínimo, no índice regular.
Passo 5: Decida-se sobre os sorteios
Neste passo é hora de decidir se você deseja participar ou não dos sorteios oferecidos pelo programa. Não deixe de ler todos os termos antes de fazer a sua escolha, certo? Feito isso, será preciso escrever uma frase de segurança, a qual será colocada em todos os e-mails enviados do programa. Isso é capaz de garantir que uma pessoa está realmente recebendo e-mails da Nota Fiscal Paulista e não vírus.
Passo 6: Preencha o campo dica
Outro campo muito importante para ser preenchido com calma é o que está denominado como “dica”. Isso serve para que, caso esqueça a senha, seja enviado um e-mail com essa dica, a fim de fazer a pessoa se lembrar.
Passo 7: Selecione a opção “avançar”
Preencheu tudo e conferiu todos os dados? Então o próximo passo é selecionar a opção “avançar” e aguardar alguns instantes. Depois disso será preciso preencher mais algumas informações com o intuito de deixar o cadastro ainda mais confiável, certo? Dessa forma, as chances de ser aceito aumentam e muito.
Apenas não se esqueça de que tudo o que for fornecido precisa estar no mesmo nome do CPF que foi colocado lá no início de tudo.
Conclusão
Tem mais alguma dúvida de como fazer cadastro na Nota Fiscal Paulista? Então deixe aqui nos comentários ou entre em contato gratuitamente com a Secretaria da Fazenda de São Paulo, fica a sua escolha. O que importa realmente é não deixar de pedir nota fiscal e de fornecer o CPF em todas as suas próximas compras, certo?