Alguma vez você já ouviu, na hora de pagar alguma compra, a seguinte frase: quer CPF na nota? É muito provável que sim, certo? Afinal, essa é uma forma de mostrar ao atendente que o consumidor deseja a Nota Fiscal Paulista. Criada em 2007 pelo governo do estado de São Paulo, esse programa tem como finalidade devolver para os cidadãos uma quantidade dos valores pagos com impostos, principalmente com o ICMS.
No entanto, caso ainda não saiba muitas informações sobre esse programa e queria entender melhor como participar da Nota Fiscal Paulista, é só continuar lendo este artigo até o final. Apenas tenha em mente que uma pessoa só tem benefícios ao optar pelo CPF na nota na hora da compra de qualquer coisa.
Os créditos gerados podem ser utilizados para abater o valor do IPVA do próximo ano ou também é possível transferir eles para uma conta corrente ou poupança. Realmente fica a escolha de cada pessoa. Além de tudo, dá também para participar de sorteios da Nota Fiscal Paulista e, assim, ganhar ainda mais dinheiro.
Sendo assim, confira logo abaixo as principais informações a respeito desse programa criado pelo governo do estado de São Paulo, a Nota Fiscal Paulista. Boa leitura!
Entenda tudo sobre a Nota Fiscal Paulista
Para começar, o principal objetivo da Nota Fiscal Paulista é prevenir cada vez mais a sonegação de impostos. O governo de São Paulo viu que essa era uma das melhores maneiras de incentivar as pessoas a pedirem a nota fiscal nos estabelecimentos. Ou seja, era necessário dar algo em troca. Foi exatamente por este motivo que surgiu a nota Fiscal Paulista.
Afinal, quem é que não gosta do fato de ter uma quantidade daquilo que é pago em impostos de volta, não é mesmo? É realmente uma excelente forma de fazer com que os consumidores peçam nota fiscal sempre que possível. É válido ressaltar que, apesar do nome já indicar isso, que esse é um programa voltado apenas para o estado de São Paulo. No caso de outros estados, é necessário procurar informações se existe algum tipo de benefício como esse.
Voltando a falar da Nota Fiscal Paulista, esse programa oferece até 20% do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, aquele conhecido como ICMS, de volta aos consumidores. Ou seja, você paga esse imposto ao estado na hora de fazer alguma compra e, ao pedir a Nota Fiscal Paulista, uma parte desse valor volta para você.
Atualmente, pode-se dizer que muitas pessoas já participam desse programa. Então, por que não começar o quanto antes também? Se a sua maior dúvida for sobre como participar da Nota Fiscal Paulista, confira um tutorial completo abaixo.
Passo a passo de como participar da Nota Fiscal Paulista
É comum que muitas pessoas não saibam, mas para começar a pedir a Nota Fiscal Paulista não é preciso ter feito antes o cadastro no sistema. É isso mesmo. É claro que para solicitar o saldo e para utilizar os créditos esse cadastro é necessário, mas para solicitar a nota fiscal no momento de uma determinada compra ele não é.
Ou seja, é possível começar a pedir Nota Fiscal Paulista hoje mesmo, antes de ter tempo para fazer o cadastro. A única questão importante é lembrar de, na hora do cadastro, colocar o mesmo CPF ou CPNJ que foi fornecido durante a compra. Falando em CNPJ, sim, as empresas também têm direito de participar do programa.
De qualquer forma, independente se for uma pessoa física ou jurídica, uma hora ou outra é importante fazer o cadastro. Portanto, não se esqueça de sentar para fazer isso quando tiver um tempo livre, certo? É algo realmente bastante rápido e fácil. Felizmente, tudo é bastante autoexplicativo. Veja um passo a passo bem simples de como fazer esse cadastro:
1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/ e clique na opção “acesso ao sistema”;
2. Na próxima página, clique em “novos cadastros” e escolha entre pessoa jurídica ou pessoa física;
3. Insira todas as informações solicitadas e não se esqueça de, no final, conferir cada uma delas. Afinal, se algo estiver errado o cadastro não é aceito;
4. Depois de conferir se tudo está realmente certo, o próximo passo é clicar no botão “avançar”. Feito isso, o site irá te redirecionar para outra página, na qual também é preciso fornecer algumas informações. Não se esqueça de que quanto mais coisas colocar, maiores as chances do cadastro ser aprovado.
Pronto, agora é só esperar alguns instantes para saber se o seu cadastro foi ou não aprovado. Lembre-se de dar uma conferida no e-mail que você forneceu durante o cadastro. Esse cadastro é realmente importante para que seja possível consultar os créditos e utilizá-los da forma como quiser, seja para abater o valor do IPVA ou para transferir para sua conta bancária.
Além disso, pelo sistema dá para participar de sorteios e para acompanhar o lançamento das notas fiscais solicitadas durante as compras. Ou seja, realmente é muito vantajoso para um cidadão começar a solicitar a Nota Fiscal Paulista.
Como usar os créditos
Como já mencionado antes, os créditos podem ser transferidos para uma conta corrente ou para uma conta poupança, desde que ela esteja no nome do dono do CPF solicitado, ou podem ser usados para diminuir o valor final do IPVA. No entanto, para conseguir fazer tudo isso é necessário ter feito o cadastro, tenha sempre isso em mente.
É válido ressaltar também que para usar os créditos para participar de sorteios é necessário ter um valor de R$ 100 disponível para uso. Entretanto, existe sim a possibilidade de não participar, tudo fica, como sempre, a sua escolha.
Conclusão
Portanto, se estiver com um tempo extra, que tal já fazer esse cadastro agora mesmo? Caso não seja possível, lembre-se de já começar a solicitar a Nota Fiscal Paulista em todas as suas compras, certo? Não importa se estiver comprando serviços ou produtos. O que importa é que é um direito seu e, dessa forma, você deve aproveitá-lo sempre.