Como você já deve saber, a Nota Fiscal Paulista foi um programa criado pelo governo do estado de São Paulo com o intuito de incentivar cada vez mais as pessoas a solicitarem nota fiscal no momento das compras, a fim de evitar a sonegação fiscal. Além de conseguir desconto no valor final do IPVA e transferir os créditos para alguma conta corrente ou poupança, também é possível participar de sorteios com os créditos. Mas, então, como funciona o sorteio da Nota Fiscal Paulista e como participar deles?
Se tem dúvidas sobre o assunto, então está no lugar certo. Neste artigo você vai conferir um passo a passo completo de como participar de sorteios da Nota Fiscal Paulista. É tudo bastante simples e prático, basta prestar bastante a atenção. A única questão é que para participar de sorteios é necessário ter feito o cadastro no site da Nota Fiscal Paulista.
Dessa forma, antes de entender mais sobre os sorteios, vai conferir um breve tutorial de como fazer esse cadastro. Não é nada difícil também. Continue a leitura e confira mais informações sobre o tema.
Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista?
Conforme mencionado anteriormente, para participar de qualquer sorteio da Nota fiscal Paulista é necessário fazer o cadastro no sistema. No entanto, para começar a participar do programa o cadastro não é obrigatório. Mas, como assim? É simples! No momento de qualquer compra, ao fornecer o CPF ou o CNPJ você já estará participando da Nota Fiscal Paulista.
Apenas não se esqueça de fornecer sempre o mesmo CPF ou CNPJ, certo? Pronto, ao fazer isso os créditos provenientes da Nota Fiscal já estarão sendo destinados ao seu CPF. No entanto, para fazer a consulta desse saldo e para conseguir utilizar os créditos é sim obrigatório ter o cadastro.
Entretanto, pode ficar tranquilo. Afinal, é algo bastante rápido de fazer. Para isso, é só entrar no site da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br) e selecionar a opção “acesso ao sistema”. Feito isso, na próxima página é só ir até a opção “novos cadastros” e escolher entre “cadastro pessoa física” ou “cadastro pessoa jurídica”.
Clique na opção desejada e depois coloque as informações solicitadas como, por exemplo, CPF ou CNPJ, data de nascimento, nome completo da mãe e a imagem de segurança. Todos os dados precisam estar corretos. Caso contrário, é possível que o sistema negue o cadastro. Sendo assim, não deixe de conferir tudo corretamente antes de clicar em “avançar”.
Pronto, o próximo passo é seguir tudo o que for indicado pelo site. Apenas não se esqueça de que quanto mais informações colocar, maiores são as chances de ser aprovado pelo sistema. É claro que tudo precisa ser verdadeiro!
Passo a passo de como participar dos sorteios da Nota Fiscal Paulista
Agora finalmente chegou a hora de aprender a como participar de sorteio da Nota Fiscal Paulista, afinal é só com o cadastro que isso é possível. Para começar, não deixe de pedir nota fiscal com CPF em todas as compras que for fazer, certo? Isso porque quanto mais créditos, maiores são as chances de conseguir participar de sorteios.
Mesmo se, por exemplo, um determinado atendente se esquecer de perguntar se você deseja Nota Fiscal Paulista, não deixe de pedir. É um direito seu que qualquer estabelecimento do estado de São Paulo faça isso. Mas, então, como fazer para conseguir participar de um sorteio da Nota Fiscal Paulista depois de já estar cadastrado no sistema?
Tudo é bastante simples. Veja a seguir um passo a passo completo.
Passo 1: Entre no site da Secretaria da Fazenda
Sabe aquele site que foi necessário entrar para fazer o cadastro? Então, é preciso acessar ele novamente. E, assim como no caso do cadastro, clicar em “acesso ao sistema”.
Passo 2: Faça o login
Ao invés de ir em “novos cadastros”, como no tutorial anterior, o próximo passo é selecionar a opção “consumidor” e fazer o login no site, por meio do CPF e da senha cadastrados. Feito isso, selecione a opção “acessar”.
Passo 3: Vá no menu “serviços”
Fez o login? Então a próxima etapa é ir até o menu “serviços” e clicar na opção “sorteios”. Neste momento já irá aparecer todos os seus bilhetes da sorte e, pronto, você já estará participando do próximo sorteio. A única questão importante de ser lembrada é que é necessário ter pelo menos R$ 100 em créditos para conseguir participar de sorteios.
Por isso é tão fundamental pedir o CPF na nota em todas as compras, sejam elas de produtos ou de serviços. No caso de empresas, é o CNPJ, é claro. Quanto mais você pedir, mais créditos terá e mais rápido conseguirá participar de sorteios.
Caso ainda não tenha o valor mínimo para participar de um sorteio da Nota Fiscal Paulista, é só esperar mais um tempo, não precisa se preocupar. Se pedir em todos os lugares, em breve terá o valor necessário, com certeza.
Outras vantagens da Nota Fiscal Paulista
Além dos sorteios, também existem outras formas de utilizar os créditos disponíveis. Por exemplo, é possível usar o valor para conseguir desconto no IPVA do próximo ano ou também dá para transferir os créditos para uma conta corrente ou poupança, desde que a mesma esteja no mesmo nome do CPF fornecido no cadastro.
Existe ainda uma outra forma, na qual você pode abrir mão dos créditos que recebeu e doá-los para entidades carente. Ou seja, realmente fica tudo a sua escolha. Não existe algo melhor para fazer, tudo depende das suas preferências.
Conclusão
Dessa forma, mesmo que ainda não tenha cadastro no programa, não deixe de pedir nota fiscal com CPF em todas as compras que for fazer. E, quando tiver um tempo livre, é claro, já faça o seu cadastro. Afinal, somente dessa maneira é possível participar de um sorteio da Nota Fiscal Paulista. Além disso, caso ainda não tenha o valor mínimo para começar a participar, vá juntando e fique sempre atento para quando tiver já participar.