Como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA

Você sabia que é possível usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA? É isso mesmo! É claro que é difícil conseguir abater todo o valor com os créditos da nota fiscal, no entanto já dá para conseguir um bom desconto. E quem é que não gosta de desconto, não é mesmo? Criada em 2007 pelo governo do estado de São Paulo com o objetivo de evitar ao máximo a sonegação de impostos, hoje a Nota Fiscal Paulista já beneficiou inúmeras pessoas e empresas.

O órgão responsável por acompanhar o pagamento de todos os cidadãos que solicitam CPF na nota é a Secretaria da Fazenda do estado, uma vez que um dos principais incentivos para que as pessoas comecem a solicitar a Nota Fiscal Paulista é ressarcindo uma parte do valor pago de impostos em cada nota. Esse valor pode chegar até 20% do total.

Para começar a participar do programa não é necessário ter feito nenhum cadastro. No entanto, para consultar os créditos e conseguir usar a Nota Fiscal Paulista para o IPVA o cadastro é sim obrigatório. Dessa forma, é realmente importante separar um tempo para fazê-lo com calma. A boa notícia é que não é nada difícil, pode ficar tranquilo. E, caso não consiga fazer ele agora, não tem nenhum problema. Apenas não se esqueça de já começar a solicitar o CPF na nota nas próximas compras.

É importante ressaltar também que o cadastro é totalmente gratuito. Para ficar por dentro desse assunto e entender ao certo como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA é só continuar acompanhando este conteúdo até o final.

Regras para usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA

Além da transferência para uma conta corrente ou poupança, que já traz inúmeras vantagens aos consumidores, o governo de São Paulo também permite que os créditos obtidos por meio da Nota Fiscal Paulista sejam utilizados para o IPVA. Mesmo que a quantia em dinheiro não dê para cobrir todo o valor, nada impede de conseguir um bom desconto na hora de pagar esse imposto.

Ou seja, com o dinheiro ressarcido de um imposto é possível conseguir descontos para pagar outro. É algo realmente vantajoso, levando em consideração que uma pessoa não tem nada a perder ao começar a solicitar o CPF na nota durante as compras. O uso dos créditos da Nota Fiscal Paulista é e já foi feito por inúmeros cidadãos.

No entanto, assim como qualquer outra coisa é necessário entender quais são as regras para usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA. Em primeiro lugar, o programa recomenda que, se uma pessoa tiver uma dívida imediata, o estorno dos créditos da nota fiscal seja feito com esse objetivo. Outra questão importante também é entender que se o valor do IPVA do seu veículo for bastante baixo, o ideal também é usar o dinheiro proveniente desse benefício para outra coisa.

Ou seja, isso não é algo obrigatório dentro do programa da Nota Fiscal Paulista, mas é sempre importante ter em mente que antes de pensar em utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA é necessário avaliar se não existe outra questão mais urgente para ser acertada, por exemplo.

De qualquer forma, as pessoas são livres para utilizar os créditos da maneira como quiserem, essas são apenas algumas dicas importantes. O que realmente importa é pedir o CPF na nota e fazer o cadastro no sistema do programa a fim de conferir o saldo e decidir o que fazer com o valor em questão.

Passo a passo de como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA

Mas, então, de que forma é possível utilizar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA? É exatamente isso que você vai descobrir agora mesmo. Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que uma pessoa apenas pode usar os créditos com o intuito de reduzir o valor final do IPVA no mês de outubro. Por isso é sempre importante estar atento a datas. Cada ano isso pode alterar.

Ao solicitar o desconto no mês de outubro, o IPVA do ano seguinte já virá com um valor menor do que o esperado, ou seja, com o desconto. Tudo, é claro, vai depender do valor que estava disponível para uso. Confira abaixo o passo a passo de como usar esses créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA.

Passo 1: Entre no site da Secretaria da Fazenda

O primeiro passo é entrar no site da Secretaria da Fazenda (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br), clicar em “acesso ao sistema” e fazer o seu cadastro, caso ainda não tenha feito. Para esse caso, o cadastro é sim obrigatório.

Passo 2: Faça o login

Depois de ter finalizado o cadastro, volte na página inicial e faça o seu login, com o CPF ou CNPJ cadastrado e com a senha criada. Depois de fazer o login, procure a opção “utilizar créditos” dentro da página seguinte. Ao encontrar, selecione “IPVA”.

Passo 3: Fique atento aos requisitos

Assim como a conta bancária, a qual deve estar no mesmo nome do CPF cadastrado, o carro também precisa estar no nome do contribuinte que solicita a Nota Fiscal Paulista. Ou seja, no caso de um casal, não é possível que o CPF de um seja fornecido e que o carro esteja no nome do outro. É importante prestar bastante atenção nisso.

Vale lembrar aqui que uma pessoa que possui muitos créditos na Nota Fiscal Paulista não pode dividi-los com outras pessoas, ou seja, com outro CPF. Outra precaução fundamental para quem quer usar o estorno do imposto é não deixar que terceiros saibam seu login da Secretaria da Fazenda.

Pronto, depois disso é só seguir as orientações da própria página para finalizar o processo de utilização dos créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA. Normalmente, todo final do mês de outubro os cidadãos podem selecionar que o valor da nota fiscal seja utilizado como desconto para o IPVA, mas fique sempre ligado caso isso sofra alguma alteração.

Conclusão

Aprendeu como usar os créditos da Nota Fiscal Paulista para o IPVA? Então que tal já fazer o seu cadastro hoje mesmo e aguardar para pedir o desconto no mês de outubro. Além disso, não se esqueça de pedir o CPF na nota.